Oficina mecânica: conheça os 5 maiores erros e saiba como evitá-los

  Raphael Montresor   maio 17, 2019   Notícias   0 Comment

Ter conhecimento aprofundado em mecânica automotiva não é mais suficiente para garantir o sucesso de sua oficina mecânica. Com o mercado cada vez mais competitivo, é preciso alinhar as atividades operacionais com uma gestão estratégica de qualidade para que seu negócio cresça de forma sustentável e alcance os resultados que você deseja.

Por outro lado, a falta de conhecimento em gestão pode colocar em risco a lucratividade de sua oficina mecânica e acabar fazendo com que seu negócio feche as portas em pouco tempo. Esse risco é ainda maior para empresários que iniciam no ramo sem conhecimentos em gestão, pensando que o conhecimento técnico é o único responsável por trazer bons resultados para a oficina.

Por mais que a gestão seja uma peça fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento, ainda é comum que ela seja negligenciada e deixada de lado por muitos mecânicos que decidem empreender. Isso reflete em grandes problemas para a oficina mecânica, com sucessivos erros que comprometem o sucesso do negócio.

No artigo de hoje, trazemos os principais erros de uma oficina mecânica e como evitá-los. Acompanhe!

Não separar a conta pessoal da empresarial

O primeiro erro, cometido principalmente por donos de oficinas mecânicas de pequeno porte, é ter a mesma conta para despesas e receitas pessoais e empresariais. Juntar as contas dificulta o controle dos recursos que entram e saem de sua empresa, fazendo com que você não tenha pleno conhecimento de como está a saúde financeira da oficina mecânica.

Quando você mistura as contas, há grandes chances de que você gaste dinheiro da empresa em uma compra pessoal e vice-versa. Para que isso não aconteça, a solução é simples: crie uma conta para sua empresa e defina um valor fixo mensal para transferir para sua conta pessoal, como um salário.

Dessa maneira, você irá saber quanto entra e sai de dinheiro de sua oficina, contribuindo para que você otimize estratégias e faça investimentos mais assertivos.

Fazer a gestão financeira manualmente

Muitos mecânicos que decidem abrir sua própria oficina não têm conhecimento aprofundado em gestão financeira e podem ter grandes dificuldades para gerir este setor. Essa tarefa fica ainda mais complicada quando a gestão financeira é realizada manualmente.

Mesmo que a oficina mecânica seja pequena, pode ser difícil acompanhar de perto todos os processos referentes à gestão financeira do negócio apenas com caneta e papel. E como o setor financeiro é extremamente importante para qualquer empresa, você precisa dar uma atenção especial e utilizar métodos e técnicas modernas a seu favor.

A melhor maneira de garantir um controle efetivo sobre a gestão financeira é investir em softwares que contam com funcionalidades específicas para essa atividade. Hoje, já existem ferramentas no mercado que automatizam tarefas, diminuem erros e centralizam todos os dados e processos financeiros de uma empresa em um só lugar, tornando a gestão financeira muito mais prática e eficiente.

Precificar os serviços de maneira equivocada

Por mais que possuam experiência na área, precificar serviços em uma oficina mecânica pode ser um desafio para mecânicos que abriram seu próprio negócio. Sem a falta de conhecimento adequado, não é raro que iniciantes no ramo pratiquem preços muito elevados, a ponto de perder clientes, ou preços muito abaixo do praticado, a ponto de saírem no prejuízo.

É preciso analisar os custos de sua oficina e cobrar um valor justo pelo serviços realizados, garantindo custo-benefício para o cliente e lucratividade para seu negócio. O primeiro passo é saber quanto custo sua hora trabalhada e quais os custos fixos e variáveis que sua oficina possui.

Para isso, um bom software para oficina mecânica pode ser seu melhor aliado. As melhores ferramentas permitem que você calcular o custo de sua hora trabalhada de forma prática e ágil, através de um banco de dados com informações privilegiadas do mercado reparador. Além disso, é possível aumentar seu ticket médio, a partir do cálculo do custo homem hora de sua oficina, e criar diversas tabelas de preços para diferentes perfis de clientes.

Escolher os fornecedores errados

Apesar de ser uma escolha bastante comum, nem sempre o fornecedor que cobra mais barato e está mais perto de você é a melhor opção para seu negócio. Como o carro próprio é um bem de alto valor, muitos clientes priorizam peças de boa qualidade, mesmo que tenham que pagar um preço mais elevado.

Por isso, na hora de escolher seus fornecedores, é preciso realizar uma boa pesquisa de mercado, a fim de encontrar aqueles que oferecem peças de qualidade com o melhor custo-benefício.

Boas parcerias podem colaborar para a satisfação para o cliente final e trazer bons resultados para sua empresa. Outra dica é não se acomodar com o mesmo fornecedor. O mercado está em constante mudança e novas oportunidades podem estar te esperando. De tempos em tempos, realize uma nova pesquisa de mercado para analisar a possibilidade de trocar de fornecedor.

Não ter controle efetivo sobre o estoque

No início, é comum que o estoque de uma oficina seja reduzido e com poucas peças. Nesta fase, pode ser possível realizar um controle manual sem grandes complicações. Mas à medida que seu negócio vai crescendo, a tendência é que também haja um crescimento de peças a serem estocadas, fazendo com que o controle manual não seja mais efetivo.

O controle de estoque é fundamental para que você consiga cumprir os serviços no prazo acordado. É importante que não haja peças em excesso, mas principalmente, que não falte nenhuma peça, sobretudo em períodos de sazonalidade, como final e início de ano.

Nesse caso, a tecnologia pode te ajudar mais uma vez. Softwares são as melhores ferramentas para que você realizar um controle efetivo sobre o estoque, sabendo a quantidade exata de cada material, valores de compra e revenda, datas de entrada e saída, além de receber avisos quando um determinado produto estiver em baixa quantidade no estoque.

Contar com uma gestão eficiente para sua oficina mecânica é uma necessidade para que seu negócio possa crescer sempre mais. Com os erros acima, vai ficar muito mais fácil otimizar seus processos internos e garantir melhores resultados para seu negócio.

Para te ajudar nessa missão, temos a ferramenta ideal para você. O Tempario é um software para oficinas mecânicas com diversas funcionalidades capazes de contribuir para otimizar a gestão de sua oficina.

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

0
Connecting
Please wait...
Envie sua mensagem!

Não estamos por aqui agora. :( Deixe uma mensagem e nós retornaremos o mais breve possível!

* Seu nome
* Email
* Vamos falar sobre?
* Telefone
Login Chat

Dúvidas? Nós estamos aqui. Envie-nos uma mensagem!

* Seu nome
* Email
Estamos online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?
×