Precificação de serviços – como fazê-la em sua oficina?

  Raphael Montresor   mar 20, 2019   Uncategorized   0 Comment

Definir a precificação de serviços em uma oficina mecânica pode ser uma tarefa bastante complicada, sobretudo para os proprietários que estão iniciando no ramo ou para aqueles que não possuem uma ferramenta tecnológica eficiente para ajudar nessa missão. O cálculo de prestação de serviços envolve diversas variáveis e você precisa conhecê-las a fundo se quiser obter um lucro significativo.

Como um serviço não é visível e concreto como um produto, o qual o cliente pode enxergar e manusear, estabelecer a precificação de serviços torna-se ainda mais difícil. O importante é chegar a um valor que seja lucrativo para você e vantajoso para o cliente em termos de custo-benefício.

Lembre-se que a premissa básica do preço de venda de um serviço é cobrir as despesas com material e mão de obra, garantir margem de lucro e se mostrar competitivo frente aos demais concorrentes. Se você ainda tem dúvidas sobre como fazer a precificação de serviços em sua oficina, este artigo é para você. Acompanhe!

Como realizar a precificação de serviços?

Como dissemos anteriormente, a precificação deve levar em conta todas as variáveis que envolvem a realização de um serviço. Confira nossas dicas!

Faça o levantamento de custos

O primeiro passo para precificar os serviços de sua oficina é fazer o levantamento de todos os custos envolvidos no processo. Conhecer suas despesas é fundamental para que você possa adicionar um percentual em cima do valor e obter uma margem de lucro. Nesse momento, você deve separar os custos em 3 categorias.

  • Custos fixos: não sofrem alteração conforme o número de serviços prestados. Os principais exemplos são: aluguel, água, energia, internet, etc.
  • Custos variáveis: variam conforme o volume de serviços prestados, como os impostos sobre o faturamento de cada serviço.
  • Custos diretos: estão diretamente ligados ao serviço prestado, como a quantidade de horas dedicada àquele serviço e as peças e materiais utilizados.

Somente conhecendo os custos, já é possível definir quanto custa sua hora trabalhada e qual o preço de cada serviço. Mas para que esse cálculo seja ainda mais preciso, você deve levar em consideração outros fatores.

Calcule o tempo necessário para realizar o serviço

Hoje, a tendência nas oficinas mecânicas é cobrar por hora trabalhada. O tempo necessário para realizar um serviço varia muito de acordo com o modelo do carro, o serviço a ser realizado, a experiência do mecânico, ferramentas a utilizar, dentre outros fatores, e por isso, cobra-se por hora. Na hora de realizar o orçamento, é preciso saber a quantidade de horas necessárias e multiplicá-la pelo valor de tabela definida para aquele veículo.

Saiba qual o custo da hora de trabalho

Por falar em custo da hora trabalhada, esse é um importante fator que também influencia na precificação de serviços de sua oficina. Para calcular esse valor, é preciso dividir o salário mensal do mecânico pela quantidade de horas que ele trabalha por mês. Se o mecânico ganha dois mil reais por mês e trabalha de segunda a sexta, oito horas por dia, seu custo de hora de trabalho é de R$ 11,36 + encargos e benefícios.

Mas é preciso levar em conta, também, o tipo de serviço. Enquanto serviços de borracharia, como a troca de pneus, tem um custo por hora mais baixo, serviços mais complexos, como o sistema de injeção eletrônica, por exemplo, tem um valor maior por conta do investimento em aparelhos como scanner usado para o diagnóstico.

Conheça seu público-alvo

Oficinas mecânicas atendem diversos tipos de público, o que torna difícil identificar um tipo específico de público-alvo. No entanto, você deve saber que precisa cobrar um valor diferente para veículo. Se por exemplo você cobra R$80,00 a hora de manutenção de um carro popular, o carro de luxo precisa ser um valor maior por conta da dificuldade técnica, tecnologia empregada, capacitação da equipe para reparar aquele veículo, ferramentas necessárias, etc.

Fique de olho no mercado

Saber qual é o valor médio praticado no mercado para cada tipo de serviço é um bom parâmetro na hora de realizar a precificação dos serviços de sua oficina. E se você deseja obter uma margem de lucro maior que a de seus concorrentes, deve ter em mente que será preciso oferecer diferenciais para que os clientes estejam dispostos a pagar mais. Entregar o veículo no prazo combinado e limpo, serviço de leva e traz, checklist de entrega mostrando todas as peças retiradas e serviços executados, são bons exemplos que tornam sua oficina mais competitiva e agregam mais valor aos seus serviços.

Como o Tempario pode te ajudar?

Contar com um software de orçamentação para oficina pode fazer toda a diferença para o sucesso de seu negócio. Essa ferramenta é fundamental para te informar o tempo necessário para a realização de um serviço, qual o valor homem hora de seus funcionários, dentre tantas outras vantagens.

Com o Tempario, nosso software de gestão, você fica sabendo exatamente qual o custo de sua hora trabalhada de forma prática e ágil, através de um banco de dados com informações privilegiadas do mercado reparador, e pode definir com mais assertividade a precificação de serviços.

Além disso, ele te ajuda a aumentar seu ticket médio, a partir do cálculo do custo homem/hora de sua oficina, permitindo criar diversas tabelas de preços para diferentes perfis de clientes.

O Tempario multiplica o tempo do serviço com o valor do seu homem hora praticado na tabela e te mostra o preço exato de cada serviço. Dessa maneira, você garante sua margem de lucro e sabe exatamente quais são suas despesas e receitas.

Quer saber mais? Acesse nosso site e conheça melhor a ferramenta!

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

0
Connecting
Please wait...
Envie sua mensagem!

Não estamos por aqui agora. :( Deixe uma mensagem e nós retornaremos o mais breve possível!

* Seu nome
* Email
* Vamos falar sobre?
* Telefone
Login Chat

Dúvidas? Nós estamos aqui. Envie-nos uma mensagem!

* Seu nome
* Email
Estamos online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?
×